Uma grande variedade de armas são usadas no sul da Ásia, algumas das quais não são encontradas em nenhum outro lugar. De acordo com P.C. Chakravati em A Arte da Guerra na antiga Índia, o exército utilizou armas padrão, tais como lanças de madeira ou metal, espadas, colmos de bambu, escudos de madeira ou metal, machados, arcos curtos e longos, em guerras como no século IV DC. Relatos militares do Império Gupta (c. 240-480) e posteriormente o Agni Purana identificaram mais de 130 armas diferentes, divididas em classes lançadas e não-lançadas e posteriormente dividido em várias sub-classes.
Com o tempo, os armamentos evoluiram e a Índia se tornou famoso pela seu aço wootz flexível. As forças armadas foram amplamente padronizadas e não está claro se a infantaria regular foi treinada em qualquer sistema marcial reconhecível além dos exercícios militares padronizados. Técnicas e armas mais sofisticadas foram utilizadas pelos combatentes treinados no guerreiro jati.
Estilos[editar | editar código-fonte]
Como em outros aspectos da cultura indiana, as artes marciais indianas podem ser divididas em estilos do norte e do sul, mais ou menos correspondente aos maiores grupos etno-linguísticos importantes, os povos de linguagem indo-arianos e dravidianos. A principal diferença é, novamente, como na cultura indiana em geral, que o norte da Índia foi mais exposto a influência persa durante o período mogol, enquanto o sul da Índia é mais conservador em preservar as tradições antigas e medievais. A exceção a essa regra são os estados do nordeste que, devido à sua localização geográfica, foram mais fechadas aos invasores estrangeiros pré-europeus. A cultura e os métodos de luta do nordeste da Índia estão também estreitamente relacionada com os do sul da Ásia. Além da grande divisão entre o norte e o sul da Índia, sistemas marciais no sul da Ásia tendem a ser associados a certos estados, cidades, aldeias ou grupos étnicos.
Norte da Índia[editar | editar código-fonte]
- Gatka é um estilo baseado em armas de śastravidyā repassado/re-introduzido para os sikhs do Punjab pelo Guru Gobind Singh.
- Lathi é um estilo de luta com bastões praticada originalmente pelos pastores das aldeias.
- Mardani khel é um método armado criado pelos maratas de Maharashtra.
- Mushti yuddha é um estilo de kickboxing, popular na Idade Média, mas agora confinado a Varanasi.
- Pari khanda é um estilo de combate com espada e escudo de Bihar.
- Thang ta ou huyen lalong é um sistema armado criado pelos Meitei de Manipur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário